Geral
Unidade de Manaus implanta projeto inédito, que eleva o nível da indústria
O MSL atende a uma norma global que aumenta a Performance, Qualidade e Controle do Processos de Manufatura Eletrônica
A unidade fabril da PPA Manaus está implantando um controle rigoroso de qualidade dos componentes eletrônicos, que deve avançar sua indústria da Classe I para a Classe II nos próximos anos.
Trata-se do Projeto MSL, que atende a uma norma global da indústria eletrônica, com conteúdo teórico e treinamento prático.
A norma IPC JEDEC J-STD-033 descreve os níveis padronizados de exposição ao longo da vida útil dos componentes sensíveis à umidade/refluxo, juntamente com os requisitos de manuseio, embalagem e transporte necessários para evitar falhas relacionadas à umidade/refluxo. “Essas ações em relação ao Controle de MSL irão aumentar a Performance, Qualidade, Controle dos Processos, Capabilidade e até mesmo que os nossos produtos tenham melhor desempenho e duração em campo, uma vez que tendo o maior controle de MSL é natural e esperado que haja uma maior performance do produto, redução nas falhas prematuras dos componentes eletrônicos e redução de reparos técnicos”, explica Omar Júnior, Especialista da Qualidade, que lembrou ainda que essa é a primeira vez que a ferramenta é aplicada na PPA Brasil.
Os novos equipamentos, que fazem parte do processo, chegaram recentemente do exterior. “Demos o pontapé inicial agora com a chegada dos equipamentos na fábrica, na prática, mas os treinamentos internos começamos a ministrar em abril do ano passado em Manaus e em julho em Garça. Éramos uma Indústria Eletrônica de Classe I e hoje estamos adentrando na Classe II, muito em breve queremos chegar no nível de Classe III”, enfatizou o profissional.
MSL
A classificação MSL (Moisture Sensitivity Level) é uma ferramenta criada pela indústria eletrônica para descrever quanto tempo um componente sensível à umidade pode ser exposto as condições de temperatura e ambiente.
O Nível de Sensibilidade à Umidade (MSL) indica a vida útil do componente, suas
condições de armazenamento e precauções de manuseio após a abertura da embalagem original. O tempo permitido (desde a abertura do saco com barreira contra umidade até o processo final de soldagem) que um componente pode permanecer fora do saco com barreira contra umidade é uma medida da sensibilidade do componente à umidade ambiente.
O MSL é expresso como um valor numérico, normalmente variando de MSL 1 a MSL 6, com números mais altos indicando maior sensibilidade à umidade.