Geral

Saúde: PPA reforça campanhas de saúde bucal e prevenção ao câncer

Empresa desenvolve divulgação sobre conscientização dos cuidados bucais e do colo do útero

Durante o mês de março, a PPA desenvolve duas campanhas relacionadas à saúde: uma em alusão aos cuidados bucais e outra ao colo do útero.

Com o tema “Tenha Orgulho da Sua Boca!”, a empresa reforça a conscientização sobre o cuidado oral e a sua relação com a saúde de forma integral, em alusão ao Dia Mundial da Saúde Bucal, comemorado no dia 20 de março.

A boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde do organismo como um todo, além de exercer papel fundamental na fala, na mastigação e na respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde.

 Confira algumas dicas sobre promoção da saúde bucal:

  • Escovar bem os dentes e usar o fio dental após cada refeição;

  • Trocar de escova de dentes a cada três meses;

  • Ter uma alimentação saudável, com uso racional do açúcar;

  • Evitar fumo e o consumo de bebidas alcoólicas;

  • Ir ao dentista regularmente.

Março Lilás

Já a campanha Março Lilás fala sobre a prevenção ao câncer de colo de útero, trazendo informações sobre a saúde feminina e a adoção de medidas preventivas contra a doença.

Ela visa alertar sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de colo do útero, o terceiro tipo de câncer mais comum entre mulheres no Brasil e uma das principais causas de morte por câncer no gênero feminino, destacando a importância de medidas preventivas, como o exame de Papanicolau e a vacinação contra o HPV.

Cuidados: 

- A transmissão do HPV se dá por contato direto pele a pele, incluindo relações sexuais;

- A maioria das infecções é assintomática e temporária, mas em casos onde o vírus persiste, pode levar ao desenvolvimento de células cancerígenas;

- O exame de Papanicolau e o teste do HPV são essenciais para o rastreamento do câncer do colo do útero, permitindo a detecção precoce de lesões pré-cancerígenas;

- Tabagismo e sistema imunológico enfraquecido podem aumentar o risco de desenvolver a doença;

- O uso de preservativos pode oferecer proteção parcial contra a transmissão do HPV;

- A vacinação contra o HPV é fortemente recomendada como forma de prevenção, para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos (com prevenção de cerca de 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais).

Fontes:

https://bvsms.saude.gov.br/saude-bucal-16/

https://sp.unifesp.br/epm/noticias/saude-bucal

https://bvsms.saude.gov.br/tenha-orgulho-de-sua-boca-20-3-dia-mundial-da-saude-bucal/

https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/noticias/2022/marco/campanha-marco-lilas-um-alerta-para-a-prevencao-do-cancer-de-colo-de-utero

https://sp.unifesp.br/epm/noticias/marco-lilas

https://apmtsp.org.br