Geral

Janeiro Branco e Roxo: Mês da Saúde Mental e de Combate à Hanseníase

Empresa apoia causas que visam a conscientização sobre doenças comuns e crescentes

Nesse mês, duas importantes campanhas de saúde estão em desenvolvimento em todo o país e a PPA reforça a comunicação de alerta.

Trata-se do Janeiro Branco – de conscientização à saúde mental e emocional e o Janeiro Roxo – de combate e prevenção à hanseníase.

Na primeira ação, tem destaque os cuidados relacionados às doenças mentais, decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico, que podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas.

Em casos avançados, podem afetar os indivíduos a ponto de ficarem impossibilitados (temporária ou permanentemente) de exercer suas funções laborais.

Já no Janeiro Roxo, chama a atenção a Hanseníase (ou Lepra) doença que acomete a pele e outros órgãos e que ainda é vista com preconceito e desinformação, com cerca de 30 mil novos casos todos os anos.

 

Janeiro Branco

 

- Tenha cautela com as expectativas, evitando frustração e sofrimento emocional;

- Estabeleça metas tangíveis, com prazos mais curtos ou divididas em etapas;

- Evite a autocobrança exagerada, que pode dificultar o reconhecimento dos esforços e conquistas;

- Pratique o exercício diário de auto-observação, com generosidade e acolhimento;

- Faça atividades que tragam satisfação, como momentos de lazer, prática de hobbies, esportes ou atividade física propiciem bem-estar psíquico;

- Invista em bons hábitos alimentares;

- Estabeleça uma rotina de sono e procure dormir bem;

- O sofrimento emocional, associado ou não a um transtorno mental, pode ser prevenido ou atenuado com tratamentos terapêuticos – busque ajuda profissional.

 

Janeiro Roxo

 

A Hanseníase (ou Lepra) é uma doença infecciosa, contagiosa, de evolução crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae.

Seus sintomas mais comuns são manchas com perda ou alteração de sensibilidade para calor, dor ou tato, formigamentos, agulhadas, câimbras ou dormência em membros inferiores ou superiores.

Além disso, ela pode provocar nervos engrossados e doloridos, diminuição da força muscular e feridas difíceis de curar, principalmente em pés e mãos.

A transmissão se dá pelo contato direto e prolongado com a pessoa doente sem tratamento, por contato com gotículas de saliva ou secreção nasal (tosse, fala e espirro). 

A doença tem cura e o SUS oferece tratamento gratuito.

 

Fontes:

 

https://www.gov.br/inss/pt-br/assuntos/janeiro-branco-mes-de-conscientizacao-pela-saude-mental-e-emocional

https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2024/01/03/janeiro-branco-e-o-mes-da-conscientizacao-sobre-a-saude-mental

 

 

https://bvsms.saude.gov.br/hanseniase-9/